top of page

Chefe x Líder: A influência na saúde mental dos colaboradores. Pt 1-3

Mayara Silva

2 de set. de 2023

Acompanhe nossa série sobre como a diferença entre chefes e líderes impacta na saúde mental e sobre a importância de viver uma boa cultura na empresa!

Hello, DonnaStars! 🌟 Como vocês estão, minhas lindezas?


Setembro chegou, e com ele preparamos uma série especial de três posts para a gente refletir sobre um tema superimportante: como a diferença entre chefes e líderes impacta na saúde mental e no bem-estar dos colaboradores, e claro, a importância de viver uma boa cultura para melhorar o ambiente de trabalho.


Aqui na ARRUMADONNA, a gente não fala só sobre diversidade e responsabilidade social, a gente vive isso todos os dias. E nesse mês em especial, queremos abrir espaço para conversas que realmente importam e que merecem nossa atenção e cuidado.


Vamos ao nosso conteúdo!


Estrelinhas, nós já trouxemos várias dicas e insights para melhorar nossa rotina de trabalho e cuidar da nossa saúde mental, né? Mas tem esse tópico que ainda não abordamos sobre aquelas pessoas que são fundamentais para o nosso crescimento profissional e bem-estar — os nossos líderes!


Você já deve ter ouvido falar na diferença entre ser chefe e ser líder, mas será que você entende por quê essa distinção é tão importante?


Essa diferença é real e faz toda a diferença porquê, enquanto o chefe está focado apenas em resultados e metas, muitas vezes esquecendo do lado humano, o líder se importa com o crescimento e bem-estar da equipe.


E é aí que está o pulo do gato: um chefe que não está nem aí para o seu bem-estar, pode acabar sendo um fator para o seu adoecimento no trabalho. 😔

Pesquisas mostram que colaboradores que se sentem maltratados ou negligenciados por seus superiores têm um risco maior de desenvolver problemas de saúde mental, como Burnout e até depressão.


Aliás, se você ainda não leu o nosso último artigo sobre a importância do autoconhecimento para identificar e lidar com essas questões, clica aqui e dá uma olhada! Vale muito a pena a leitura!


Por outro lado, um líder de verdade é aquele que apoia sua equipe, promove um ambiente saudável e colaborativo, e está sempre ao seu lado para o que der e vier. Isso não só aumenta a produtividade, mas também faz com que a gente se sinta bem e motivado.


Então estrelinha, se você está num ambiente onde o seu "chefe" não cuida de você, não se preocupa com o seu bem-estar, é hora de abrir os olhos e considerar a possibilidade de procurar um lugar onde você se sinta realmente valorizado e feliz.


E, se estiver procurando novas oportunidades seja para se candidatar ou contratar, não posso deixar de mencionar o trabalho incrível que a D-Best tem feito de encontrar profissionais talentosos e fazer um match com empresas com uma cultura saudável e vibrante. Nesse processo, o foco é você! Em como você mantém ou conquista sua qualidade de vida e investe no seu crescimento pessoal e profissional — e o salário? Ah! Esse acaba sendo apenas um detalhe.


Então, lembrem-se estrelinhas: um bom líder é aquele que se importa com as pessoas, inspira e cria um ambiente onde todos se sintam respeitados e valorizados. E se você ainda não vive isso no seu trabalho, saiba que você merece mais!


Vamos continuar essa conversa sobre como a gente pode promover mudanças positivas e construir ambientes de trabalho mais humanos e acolhedores. Porque o verdadeiro sucesso é aquele que alcançamos juntos, com respeito, empatia e colaboração.


Tornar o simples complicado é fácil; tornar o complicado simples, isto é criatividade. - Charles Mingus

#LiderançaPositiva #ChefeVsLíder #CulturaDeEmpresa #SetembroAmarelo #SaúdeMentalImporta #DesenvolvimentoPessoal #ARRUMADONNA #BemEstarNoTrabalho

bottom of page